Francisco Félix - Osteopata



COMO DECORRE UMA CONSULTA

As consultas são sempre compostas por uma avaliação completa antes da aplicação de qualquer técnica, nomeadamente a recolha da história clínica do paciente, avaliação postural, palpação, inspeção de territórios cutâneos, entre outros testes.

Após o processo anterior, que tem como objetivo não só encontrar/definir o diagnóstico/causas do paciente mas também possíveis contraindicações ao tratamento, será delineado um plano de tratamento onde se elegem as técnicas mais indicadas para o tratamento em cada caso.

O atendimento dura cerca de 1 hora, tempo necessário na maior parte das situações para utilizar todos os recursos terapêuticos e delinear estratégias quer para próximas consultas quer para o dia-a-dia do paciente.

É necessário o uso de exames radiológicos?

O recurso a imagiologia tal como, radiografias, ressonâncias magnéticas, T.A.C. etc, é muito útil e ajuda a realizar um diagnóstico mais preciso. Estes exames informam-nos de corpos estranhos, fraturas, patologias degenerativas, etc, mas não nos podemos esquecer que uma imagem, apenas fornece informação de como se encontra essa estrutura nesse momento, podendo haver variações no tempo, alterando qualquer diagnóstico que se fez esse dia.

O diagnóstico osteopático baseia-se em grande parte na avaliação de mobilidades, não em imagens fixas sem movimento dos exames radiológicos. Apesar das suas limitações, são de grande utilidade, já que nos permitem descartar possíveis patologias que representem uma contraindicação ao tratamento.

Cancelamento de Consultas

Se não puder comparecer à consulta, agradeço que avisem tão cedo quanto possível, a fim de poder facilitar essa hora para outra pessoa que possa necessitá-la.


Autor: Francisco Félix

Fotografia cedida por stockimages em www.freedigitalphotos.net

Voltar ao topo

Todos os direitos reservados
© 2016 Francisco Félix
Política de Privacidade

Powered by SB