Francisco Félix - Osteopata



A MINHA FILOSOFIA / ABORGADEM

Desde que iniciei a minha vida como terapeuta que sou da opinião de que tem de haver uma causa atrás de qualquer que seja o sintoma e que não é suficiente por si só dizer ao paciente que o seu problema se chama A, B ou C…., há que ir à procura dessa dita causa, seja ela qual for, não sendo suficiente já mais tratar apenas a área que apresenta sintomas.


Ao longo do meu percurso, primeiro como fisioterapeuta e depois como osteopata, esta minha necessidade aumentava cada vez mais ao verificar que pacientes com quadros aparentemente semelhantes, lhes aplicava o mesmo tratamento, um ficava bem e o outro ficava praticamente na mesma. Isto causava em mim muita frustração, pois mesmo já aplicando um método tão abrangente como a osteopatia que vê o paciente como um todo, havia casos em que não conseguia os resultados pretendidos.


Era necessário ir mais longe, e na busca da causa da causa…acabei por aprender um método que me permite avaliar um leque muito mais extenso de parâmetros. Foi aí que verifiquei que as emoções e a forma como cada um se sente na sua vida estão atrás de mais de 90% (e não estou a exagerar) das dores apresentadas numa consulta! O que é que isto quer dizer? O paciente não inventa as suas dores, mas na sua maioria são apenas a forma que o corpo/mente tem de chamar a atenção, de forma que o problema seja resolvido. O importante na verdade é fazer a leitura desses sintomas, de forma a chegar às verdadeiras causas e aplicar as técnicas adequadas quer à mente, quer ao corpo, de forma que consequentemente os sintomas desapareçam de vez.


Autor: Francisco Félix

Voltar ao topo

Todos os direitos reservados
© 2016 Francisco Félix
Política de Privacidade

Powered by SB